Para impedir manifestações governo fecha Esplanada dos Ministérios
O governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB) decidiu decretar o fechamento da Esplanada dos Ministérios neste domingo (13), em Brasília. A ordem leva em consideração as aglomerações que têm ocorrido durante as manifestações.
O trânsito de veículos e pedestres ficará proibido entre a 0h e as 23h59 deste domingo. O acesso aos prédios públicos federais será autorizado apenas a autoridades devidamente identificadas e a servidores públicos federais que estejam em serviço.
Os protestos na Esplanada só poderão ocorrer se forem comunicadas com antecedência e autorizadas pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal. O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) e o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) farão a organização e fiscalização do trânsito, enquanto os órgãos da Segurança Pública ficarão responsáveis pela fiscalização do local.
Na manhã de sábado (13), os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro foram obrigados a deixar o acampamento na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Uma operação coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e a do DF Legal realizada na manhã deste sábado, desocupou a área pública em cumprimento a um conjunto de leis federais e locais, além do decreto do GDF que proíbe aglomeração por conta da pandemia mundial da covid-19.