Novo Hyundai Creta ou Kia Seltos? Indianos comparam os dois irmãos

Batalha dos SUVs compactos tem compartilhamento de plataforma da Hyundai, mas cada modelo traz suas vantagens

Apesar das similaridades do mercado indiano com o nosso, aquele país já possui uma das novidades da Hyundai mais cobiçadas para o Brasil: o novo Creta. Apesar do visual polêmico, o modelo se tornou o carro mais vendido na Índia no mês passado. Além disso, os indianos ainda contam com o Seltos, a versão da Kia para o novo Creta. Com os dois carros disponíveis, era questão de tempo até as comparações começarem.

O site Autocar India colocou frente a frente o novo Hyundai Creta e o Kia Seltos, ambos em suas configurações mais completas. Para o primeiro, a versão SX. O segundo era da versão GTX+. Os modelos, respectivamente, custam por lá 1.720.000 rúpias (R$ 113,7 mil) e 1.729.000 rúpias (R$ 114,3 mil).

Além da plataforma compartilhada, Creta e Seltos avaliados na Índia traziam sob o capô o mesmo conjunto mecânico, formado pelo motor 1.4 turbo de quatro cilindros com injeção direta de combustível e capaz de entregar 140 cv de potência e 24,6 kgfm de torque. Com tração dianteira, os modelos possuem transmissão automatizada de dupla embreagem com sete velocidades.

E foi por aí que o site indiano começou a ver as diferenças entre os modelos. Enquanto o Seltos possui uma arrancada mais agressiva, o câmbio demora mais para responder às investidas no acelerador do que o Creta. Assim, a sensação de aceleração do Seltos é mais forte, só que o Creta vai melhor nas retomadas de velocidades, mostrando a diferença de programação de transmissão.

Outro ponto bem diferente entre os dois carros é o visual. Enquanto o Hyundai Creta apostou em uma solução bem mais ousada, o Kia Seltos foi mais tradicional em suas linhas. Para os indianos, enquanto o primeiro polarizou demais as opiniões, o segundo acaba sendo a opção mais elegante da dupla.

Novo Hyundai Creta – 2021

Por dentro, apesar da melhoria de qualidade na cabine do Hyundai Creta ter sido elogiada, especialmente pela boa integração da central multimídia ao painel, o Kia Seltos possui maior quantidade de materiais macios ao toque, o que faz com que a experiência a bordo do Kia fosse mais refinada.

No entanto, ao rodar, os modelos também mostraram diferenças. De um lado, o Kia Seltos tem uma suspensão mais voltada à dirigibilidade e um volante mais firme. Porém, peca ao ter um rodar mais duro e um banco traseiro mais rígido e com encosto mais reto. Do outro, o Hyundai Creta tem volante mais leve e rola mais nas curvas, mas trata os passageiros com mais conforto. A lista de equipamentos para ambos é similar, valendo destacar que os dois SUV trazem de série em suas respectivas versões topo de linha equipamentos como seis airbags e controles de estabilidade e tração.

O Kia Seltos se diferencia pela câmera com visão de 360º, monitor de ponto cego, sensor de estacionamento dianteiro, ajuste de profundidade no volante, head-up display e aviso de mudança involuntária de faixa. Já o Creta, por outro lado, também trazia itens não disponíveis no Seltos. Foram destacados principalmente, as borboletas atrás do volante para trocas de marcha em modo manual, teto-solar panorâmico e o freio de mão com acionamento elétrico.

Novo Kia Seltos – 2021

Na conclusão, o Autocar India apontou que tanto o Kia Seltos quanto o Hyundai Creta são boas compras e dois carros muitos similares, até no preço. No entanto, servem a propósitos distintos. Enquanto o Seltos tem uma proposta mais esportiva e refinada, o Creta foca em fazer bem diversas funções, sem se destacar muito em uma ou outra característica apenas.

Durante a apresentação mundial do Seltos em 2019, os representantes da Kia sinalizaram a intenção de trazer o modelo ao Brasil. As mudanças no cenário cambial e econômico do país, entretanto, podem ter congelado os planos. A Hyundai, por sua vez, não se manifesta de forma oficial sobre o novo Creta no Brasil, mas é certo que em um futuro próximo ele seguirá as evoluções vistas no modelo indiano.